terça-feira, 25 de setembro de 2007

Porque estudar entre aulas:

No primeiro dia, no início da aula, você vai de um conhecimento zero até 100 %. Ao final da aula você sabe 100 % daquilo que consegue se lembrar. Aí sua memória está ao máximo.

No segundo dia, se você não fez nada com esse conteúdo que aprendeu na aula, se não pensou sobre ele de novo, se não leu nada sobre ele etc. você já perdeu entre 50 e 80% do que sabia no primeiro dia. Nosso cérebro está constantemente registrando informações de forma temporária: pedaços de conversas que você ouviu no corredor, o que a pessoa na frente está usando etc. Como essa informação não é necessária ela não surge novamente. Nosso cérebro joga isso fora junto com o que você aprendeu na aula, o conteúdo que você queria lembrar.

No sétimo dia você se lembra de ainda menos e lá pelo dia 30 você se lembra apenas de 2 a 3 % do que sabia no primeiro dia. Isso surpreendentemente coincide com o dia da prova e explica aquela sensação de que você nunca ouviu falar daquilo que está sendo perguntado na prova. Você de fato, teria que reaprender aquela matéria como se nunca a tivesse visto. A cola também não poderá te salvar nesse caso.

Um sinal forte para que o cérebro retenha mais um pedaço de informação é sua recorrência. Quando uma coisa se repete nosso cérebro diz: "Ih, olha isso entrando aqui de novo... é melhor eu guardar essa informação!". Quando você se expõe à mesma informação repetidas vezes leva cada vez menos tempo para que ela seja "ativada" na memória de longo prazo e se torne mais facilmente recuperável quando precisar.

Aqui está a fórmula e um argumento para você se recordar do que está estudando. Dentro de 24 horas após a aula passe dez minutos revendo a matéria, isso elevará novamente sua memória para os 100 % do conteúdo original. Uma semana depois esse tempo será de apenas cinco minutos para que o material seja reativado. Lá pelo dia 30 o tempo necessário será de apenas 2 a 4 minutos. Você olha e diz "É, isso eu já sei.. e passa adiante!".

Frquentemente os alunos sentem que não tem como acharem tempo para fazer essas revisões todos os dias e de todas as matérias. Mas, se não fizer a revisão, você terá que gastar 50 minutos para relembrar cada hora de matéria. Esse tempo você tem? O estudo emergencial raramente implanta o conhecimento na sua memória de longo prazo, onde pode ser acessado para a prova.

Dependendo da carga horária a recomendação que se faz é que você gaste pelo menos 30 minutos nos dias de semana e entre uma hora e meia e duas horas nos finais de semana revendo a matéria. Se você só tiver metade desse tempo disponível então a curva de lembrança permanecerá em torno de 50%. Tudo bem, é melhor do que os 2 a 3 % que você lembraria se não tivesse recordado.

Muitos alunos se surpreendem com a diferença que o estudo regular faz na compreenção e na retenção do conteúdo da matéria. Vale a pena experimentar para ver se faz alguma diferença para você !

FONTE:
http://dwainsantee.tripod.com/Porque_estudar_entre_aulas.htm