quarta-feira, 20 de junho de 2007

TRÊS PROPOSIÇÕES SOBRE A ORIGEM DA VIDA



Na atualidade, há três formas bastante diferentes de pensar a respeito do mistério que envolve a origem da vida.

1. Criação divina: essa idéia afirma que a vida foi criada por uma força superior, por uma divindade. Evidentemente, isso não pode ser verificado de forma científica; a Ciência não tem os "instrumentos" para testar essa idéia. Assim, essa crença, embora respeitável, tem mais a ver com do que com Ciência.

2. Origem extraterrestre: essa idéia foi bastante popular numa certa época. Ela propõe que a vida se originou fora da Terra e chegou ao nosso planeta sob a forma de "espo­ros" (OBS.01) trazidos por meteoritos vindos do espaço, que teriam se desenvolvido nas condições favoráveis da Terra. Um forte argumento contraria essa hipótese: os meteoritos, ao entrar em alta velocidade na atmosfera, sofrem intenso aquecimento, devido ao atrito com o ar; isso destruiria rapi­damente qualquer ser vivo neles existente. No entanto, há alguns dados recentes bastante interessan­tes. Precisamos lembrar, inicialmente, que todos os anos chegam à Terra aproximadamente mil toneladas de meteoritos vindos do espaço. Em alguns deles, foram encontradas substâncias orgâ­nicas, como aminoácidos, matérias-primas das proteínas, e bases nitrogenadas, necessários para construir ácidos nucléicos. Isso mostra claramente que a formação de substâncias orgânicas no universo, passo necessário para o sur­gimento de vida, é muito mais comum do que se pensava no passado.

3. Origem por evolução química: é a idéia mais aceita hoje. A vida teria sur­gido de forma espontânea no nosso planeta, por evolução química de moléculas não-vivas. Muitos dados da Química, da Biologia e da Geologia reforçam essa idéia. Os cientistas, além disso, conseguiram reproduzir em laboratório algumas das condições primitivas, testando se elas poderiam ter favorecido o aparecimento da vida.

(OBS.1)-Esporos, no caso do texto, significa "formas de resistência" que certos organismos adotam quando em condições ambientais adversas. Fala-se, por exemplo, em esporos de bactérias ou de protozoários. A pala­vra esporo também designa estruturas reprodutoras em alguns organismos, como nas plantas.

Fonte:
Biologia- volume 1 - 1ª série.
Autor: César e Sezar

Nenhum comentário: