quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Conteúdo x Conhecimento ( O QUE VC ACHA?)


- A verdade é: Continuo achando que o que estou ensinando em sala a meus alunos, não os afetou o suficiente, ou melhor, não foi significativo o bastante para que tenha realmente despertado o interesse pelo conhecimento. Me parece que eles apenas "decorarão" o que eu falei.
- Porque vc esta dizendo isso? A aula foi chata? Ou alunos não prestaram atenção? Fizeram muita "bagunça"?
- Não! A questão não é essa. Os alunos participaram, apenas alguns poucos conversaram, a maioria estava atenta, mas ainda sim, acho que o objetivo principal da educação não foi alcançado. Considero que educar é preparar um indivíduo para o futura, possibilitando que esse se torne autônomo, pró-ativo e agente de seu desenvolvimento. Para mim, passar o conteúdo não é suficiente. Ainda mais hoje, quando o acesso a informação é tão fácil. Não basta "passar-mos" conteúdos, temos que mediá-los para que os alunos saibam lidar com a informação, aprendendo, utilizando, transformando e adaptando a mesmo para cada situação.

- ( SE VC QUE ESTA LENDO ESTIVESSE NESSA CONVERSA, O QUE DIRIA A SEGUIR?) ...

Um comentário:

Rodrigo Saiani disse...

O prefessor está tendo que se reinventar... conteúdo se acha no google, ao clique de um botão. Ajudar o alundo a buscar conhecimento e trazer para a sala de aula e compartilhar pode ser uma das incumbências do novo professor. Criar um ambiente de colaboração, coisa que o mundo moderno exige cada vez mais, é uma outra. Servir de exemplo é um papel histórico e que não vai cair por terra tão cedo.